segunda-feira, 9 de junho de 2008

Efeméride 1 - Dia dos Namorados

Foto: Robert Doisneau

Eu não acredito em dia dos namorados (no sentido de não lhe depositar a devida fé), e não sei dizer se gosto ou não. Mas saio para comemorar (embora esteja casada). Eu não ligo para efemérides de um modo geral, mas elas estão em toda parte e decidi aceitá-las como quem aceita um presente que bem poderia ser de outra cor e modelo.
Já que é pra entrar no clima, a primeira coisa que me veio à cabeça foi um poema de cabeceira, pelo qual sou apaixonada. Ele é super simples, mas ao mesmo tempo muito complexo. Fala da troca de experiências que um casal que se ama deve ter, em minha opinião. Gosto de imaginar que a mulher é a água e o homem a argila. A água penetra e modela a argila, que retém a água e lhe dá a sua substância, necessária para a vida.
Conta a lenda que a senhora Kuan, esposa do pintor Yüan Chão Mengfu e também pintora, escreveu este poema para o marido quando já estavam velhinhos e ele pensava em ter uma amante (antes que as feministas gritem, isso faz um tempão e as mulheres não tinham voz ativa na antiga China, onde se passou a história). Quando leu, tocou-lhe o coração e desistiu da idéia. Gosto tanto deste poema que até o escolhi para meu convite de casamento. Vejam se concordam comigo:

“Há, entre nós ambos,
demasiada emoção.
Tal é o motivo
do que tem havido!
Toma um bocado de argila,
Molha-a, amolda-a,
E faze uma imagem minha
E uma imagem tua.
Toma-as então, rompe-as
e adiciona-lhes um pouco de água.
Transforma-as de novo
em uma imagem tua
e uma imagem minha.
E então haverá na minha argila alguma coisa tua
e na tua argila alguma coisa minha.
E jamais coisa nenhuma nos há de separar
Vivos, dormiremos na mesma cama
e, mortos, na mesma sepultura."


Enfim, desde a antiga China até hoje, nada mudou: o amor é a maior fonte de inspiração, não adianta. E amar é muito fácil. Dá pra amar muita coisa. E evita doenças.

2 Comentários:

Às 12 de junho de 2008 às 08:54 , Anonymous Anônimo disse...

Em todos e em tudo existe o bom e o ruim ou o agradável e o desagradável. O copo pela metade pode ser visto como meio cheio ou meio vazio. Você me inspera a ver e sentir o lado bom das pessoas, a metade cheia das coisas. Te amo. Do marido / namorado / companheiro.

 
Às 12 de junho de 2008 às 14:02 , Anonymous Anônimo disse...

acho que sei quem é esse anônimo..hehe

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial