domingo, 29 de junho de 2008

Do hábito de ler (e o que a internet tem com isso?)

Obra: Fang Lijun


Eu adoro internet.


Eu também adoro ler e não durmo sem em ao menos duas ou três páginas de qualquer livro. Prefiro os bem escritos, mas devo confessar que mesmo quando pego algo não muito bom, vou até o fim (pra ver se melhora, o que às vezes acontece). Livros são meus companheiros de viagens nos aeroportos, rodoviárias, no metrô e salas de espera. Os que eu já li, os que ainda não li e quando esqueço de levar, compro um. São as férias que tiro de mim mesma.

Sempre achei que a internet é apenas mais uma ferramenta de comunicação. Eu aprecio a liberdade de interação que a rede proporciona e até mesmo o seu excesso de informação. Mas algumas vozes começaram e culpar a internet por coisas como falta de capacidade de reflexão, ou burrice mesmo. É o caso do professor Mark Bauerlein, da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), que escreveu um livro intitulado “The Dumpest Generation” (A Mais Burra das Gerações: Como a Era Digital Está Emburrecendo os Jovens Americanos e Ameaçando Nosso Futuro. Ou, nunca confie em ninguém com menos de 30”). Lembro-me de um artigo na Folha de S.P. em que Mark dizia: “Eles [os jovens] praticamente não lêem (...) preferem dedicar uma quantidade inacreditável de tempo a vasculhar vidas alheias e a expor as suas próprias em redes de relacionamento”. E acrescentava: “O que os jovens lêem na rede não lhes acrescenta nada em termos de capacidade de elaborar textos”.

Já em outro artigo de Gilberto Dimenstein do dia 15 de junho, o jornalista diz que grandes empresas, como a Unilever e a Microsoft não conseguem encontrar trainees que preencham o perfil desejado em 687 mil universitários, em disputa por 2.500 vagas (o que dá 2.800 candidatos por vaga!!!). A psicóloga abordada atribui à internet a qualidade ruim dos universitários e a dificuldade de expor criativamente uma idéia. “Estão perdendo o hábito de ler um livro inteiro e fazer um resumo”.

O Brasil possui 25 milhões de internautas*, de acordo com o IBGE. O mesmo IBGE que divulgou, recentemente, um percentual no país de que 75% dos brasileiros não gostam de ler. Preferem ver televisão.

Mas afinal, de quem é a culpa? Da internet? Não acredito nisso. Ela é simples, sim – e pode deixar ainda mais acomodado quem já é. Mas como mencionei acima, ela é apenas uma ferramenta. E o hábito da leitura, pode ser ensinado? Nisso eu acredito, mas até certo ponto. Acho que é obrigação de todos os pais incentivar a leitura; todavia não há nada que a force. O que me leva a um outro capítulo da discussão....

* Dados de abril de 2007

4 Comentários:

Às 29 de junho de 2008 às 20:44 , Anonymous Anônimo disse...

Oi Mônica. Bom, depois de ler este artigo, me senti mal por não ler muito. Agora vou passar a ler mais. Aliás, é algo que o Thi, Márcia e Alê sempre me dizem para fazer. Bjsss e tô adorando seus blogs!
Beto

 
Às 30 de junho de 2008 às 05:40 , Anonymous Anônimo disse...

obrigada por visitar, beto! (e por adorar os blogs tbm..hehe)
sim, é bom ler mais, mas não o faça por obrigação - tente fazer por prazer, ok? aliás o próximo post é sobre isso.
bj.

 
Às 23 de julho de 2008 às 10:37 , Blogger Unknown disse...

Mô,

Acho a internet imprescindível para o meu trabalho, mas não deixo o velho e bom jornal de lado e nem um bom livro!!! O duro é conseguir conciliar várias leituras... Mas nós, como boas jornalistas, sabemos muito bem fazer isso, não é!!!
Pronto, deixei um comentário... Agora pára de brigar comigo...rs
Parabéns!!! Seu blog é lindo!!!

Bjs,

 
Às 29 de julho de 2008 às 08:46 , Anonymous Anônimo disse...

hehe...não dá pra ser imparcial com os amigos...
e sim, a gente que lê tudo ao mesmo tempo agora. mas não troco meu "way of life" por nenhum outro.
obrigada minha linda!
p.s. - a "briga", no caso, era pra você fazer um visitinha. mas já fez, tá valendo.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial