segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Da nova lei antifumo

Gerald Laing

Cena : Amigos reunidos em mesa de bar. Ambiente fechado. Inevitável comparar a mesa assim, limpa, com um passado não muito distante, quando uma assustadora nuvem de fumaça pairava por sobre as cabeças. É, os fumantes mandavam ver no dióxido de carbono, e não pareciam se importar com os incomodados.

Tenho amigos fumantes e gosto deles, não viveria sem eles. Somos todos imperfeitos e se fumar é uma debilidade moral, não gosto de pessoas sem nenhuma debilidade moral. Eu mesma as tenho. Seria melhor se eles parassem, principalmente para os próprios, mas nunca preguei nenhum evangelho nesse sentido. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, já dizia Caetano, outro chato.

No entanto, os últimos acontecimentos relativos à lei antifumo revelaram um egoísmo, falta de senso coletivo e (pra ser bem direta) de higiene que não imaginava da parte de muitas pessoas que julgava conhecer. Fiquei chocada e decepcionada.
Parto de um princípio que considero óbvio: o seu direito termina quando interfere no do outro; ou seja: eu – que nunca fumei – não sou obrigada a respirar a fumaça insuportável do cigarro seja de quem for. Simples. Bem que tentei me colocar no lugar de um viciado, sem encontrar justificativa. Não sou nenhuma santa mas posso dizer, com toda sinceridade, que seria uma das primeiras a se preocupar em não prejudicar os outros. Ao menos foi isso que a minha mãe ensinou.

Mas voltando à mesa de bar, onde trombei com alguns fumantes (que não fumavam naquele instante), ouvi alguns argumentos sem cabeça, pés, tronco ou membros. Desmoroná-los não é nada difícil:

O direito de fumar

O “direito” foi o que o pessoal a favor do porte de armas de fogo argumentou no plebiscito de 2005. E os nazistas vivem dizendo que tem o “direito” de odiar quem quer que seja.
E por aí vão alguns “direitos”. Ora, quando alguém fuma perto de quem não fuma, está interferindo em sua saúde. Que direito é esse?

É uma lei ditadora. Começa com o cigarro e daqui a pouco vão proibir outras coisas....

Conversa mole pra boi dormir. Então todos os países civilizados do mundo estão ameaçados por “ditadura?” Inglaterra, França, Suécia, só para citar alguns. Acho que respeitar o espaço do outro tem a ver com civilidade, não?

O Brasil tem diferenças culturais com estes países.
A diferença é que aqui todo mundo acha que pode fazer o que quiser. Educação, ah, educação....


Quem não fuma deveria ficar em casa, porque bar é lugar de fumar e beber mesmo.
Hm, não é o que a maioria acha, a julgar pela mais recente pesquisa em que 88% dos entrevistados apoiam a lei. O fato é que os fumantes são minoria, mesmo os freqüentadores de bares, ao contrário do que muita gente imagina. E no sistema democrático a maioria vence, não? Maioria que não vai voltar fedendo pra casa nunca mais.

5. Os fumantes serão discriminados.
Confiem em mim, queridos: vocês seriam mais discriminados se continuassem a jogar aquela fumaça podre na nossa cara. Agora serão mais amados do que nunca.

¨6. A cidade de São Paulo já é poluída...
Ora, valha-me! Tenho de lembrar de novo da minha mãe dizendo: um erro não justifica o outro. É a mesma coisa que jogar lixo na rua porque ela é suja. Essa é uma das piores besteiras que já ouvi.

7.Deveria ter área de fumantes e não-fumantes em todos os estabelecimentos (e a lei não dá brecha pra isso).

É o único argumento coerente nesse monte de desculpa esfarrapada. Mas imagine só a grana que os donos de bares e danceterias (muitos restaurantes já tinham essa distinção), em especial, teriam de gastar. Problema deles?

8. O governo deveria punir a indústria, que vicia os pobrezinhos.

Concordo. Mas cá entre nós...Ninguém te obriga a começar né?

E por último: bituca de cigarro é lixo e lugar de lixo é no lixo.

Acho que acabou. Apenas gostaria de reiterar que respeito muito o direito do fumante de fumar. Sozinho.

9 Comentários:

Às 17 de agosto de 2009 às 09:44 , Anonymous Elis Marchioni Rojas disse...

Eu, asmática, faço coro. :)

Beijo!

 
Às 17 de agosto de 2009 às 12:21 , Blogger Carla Regina disse...

Ah, minhas amigas sensatas...

Mô, e a história de que todo não fumante é um sádico que quer ver o coitadinho do fumante se dar mal? É a pior de todas. Ou então, o não fumante é um chato que não sabe se divertir...

Mas, de tudo isso, o que mais me incomoda é ver uma lei que é fruto de uma luta tremenda do pessoal da saúde (tanto do povo do câncer, o povo da pneumo, o povo da DQ) ser transformada em uma lei "ditadora" do Serra. E toda essa luta ser jogada fora, sem a menor cerimônia.

Melhor pensar nas ditaduras sangrentas que restringem o acesso a cigarro e álcool... a Suécia, por exemplo. =P

Beijos

 
Às 27 de agosto de 2009 às 13:37 , Blogger Daniel Souza disse...

tsc, tsc. Sem vergonha.

 
Às 28 de agosto de 2009 às 07:09 , Anonymous Maria-Sem-Vergonha disse...

engraçado, que esse conceito de ditadura só vale de um lado. a ditadura da fumaça, nesses anos todos (que tivemos de aturar silenciosamente), essa ninguém menciona.

civilidade, civilidade, abra as asas sobre nós!

 
Às 6 de setembro de 2009 às 15:26 , Blogger Unknown disse...

Mô,Mô. Ninguém melhor que você para dizer sobre cigarro. Lembre-se que a nossa única briga de amigo foi por causa da maldita fumaça de cigarro. Eu, amante do Marlboro Light, vejo progresso de civilidade. Até o momento, em todos os lugares que frequentei, os proprietários tiveram o respeito em oferecer, nem que fosse um banquinho na rua. O bom que voltei para casa com o meu casaco limpo e cheiroso. Porém, parar de fumar "jamais". Viva os vícios, eles que dignificam o homem!!!! Odeio essa cultura contemporânea de anestesia sensorial e de patologização da condição humana. Bjos. Dedé

 
Às 6 de setembro de 2009 às 15:26 , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 7 de setembro de 2009 às 12:52 , Anonymous Maria-Sem-Vergonha disse...

meu bem, cada um com seus vícios né? sempre respeitando o limite do outro. sei que sou politicamente correta, mas é disso mesmo que esse país tão incorreto, em todos os sentidos, está precisando.

beijinhos.

 
Às 19 de setembro de 2009 às 06:59 , Blogger Ribeiro disse...

Povo ignorante, essa lei é totalmente inconstitucional! E o plebiscito? Eu não fumo cigarro e ainda assim votaria contra, pois sou contra a ditadura!
Somos livres pra amar e odiar mesmo.

 
Às 22 de setembro de 2009 às 07:36 , Anonymous Maria-Sem-Vergonha disse...

fofos, esse "ditadura" é aprovada por 88% da população, segundo pesquisas nesta cidade. democracia é isso aí: a maioria vence.
ditadura é ter de respirar fumaça cancerígena obrigatoriamente, em minha humilde opinião.

pode odiar àvonts, queridos. mas agora é lei....

beijos,

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial